quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pela fe'


*peco perdao pelo teclado sem acentuacao

Hebreus 11:8 Pela fe’ Abraao, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por heranca; e saiu, sem saber para onde ia.

Ainda me lembro quando os caminhos do Senhor me trouxeram pra o Timor Leste. Eu ja tinha sido avisada de que seria levada para bem longe, portanto posso dizer que nao foi uma surpresa quando tudo aconteceu. Mas tambem posso dizer que me surpreendi ao perceber que o Senhor nao estava brincando quando falou que o lugar era longe.
Embora ja tenha morado longe de casa algumas vezes, essa foi a primeira vez em que me senti um pouco como Abraao quando chamado a deixar tudo o que conhecia e partir para uma terra “que o Senhor mostraria”. Perdi o sono por algumas noites pensando em que tipo de lugar seria esse, como seria minha vida por la, se suportaria estar tao longe, dentre varias outras coisas. Pela primeira vez senti a dor de me separar da minha familia e percebi que todas as outras vezes em que me despedi temporiamente foram apenas ensaios, preparacoes para este momento. Acho que o Senhor nos prepara aos poucos por meio de ursos e leoes, ate que cheguem os gigantes.
O que me surpreende e’ que o chamado do Senhor chegou em uma hora em que simplesmente nao pude dizer nao. Nao havia como. Muito estava em jogo, sabia que o momento pelo qual esperava havia chegado e seria um tola se olhasse pra qualquer outra coisa que nao as promessas do Senhor. E olhando para elas, como Abraao, parti.
Consigo entender um pouco Abraao, e descubro que as coisas nao foram tao dificeis pra ele como imaginamos. Deus nunca nos manda partir sem providenciar provisao. Desde o local onde vamos habitar ate as pessoas que vamos conhecer, tudo parece demonstrar que entramos em um cenario previamente preparado pelo Senhor. E’ lindo perceber sua mao cuidando de cada detalhe.
Mas uma vez tendo partido, nao pensemos que tudo esta’ resolvido. Ha’ ainda o periodo de estar ali e aguardar a manifestacao dos propositos do Senhor. Embora tenhamos tomado um passo de fe’ e partido, nao comecamos a ver o plano do Senhor se desenrolar da noite para o dia. Precisamos de um pouco mais de confianca de que Deus sabe porque nos levou para aquele lugar, pois a nossa volta parece que nada esta’ acontecendo. Uma vez dentro do cenario, precisamos aguardar o cumprimento do que foi prometido. Nossa parte e’ entrar em cena, o Senhor cuidara’ dos proximos capitulos. Pelo menos foi nisso que Abraao confiou e penso que sua fe’ e’ um modelo a ser imitado.
Imagino que muitas vezes, diante da demora, ele se questionou: “Mas o que estou fazendo aqui, longe de casa e da familia? Pra que Deus me trouxe pra ca? Nada esta’ acontecendo, qual o proposito disso? De que me valeu deixar tudo e vir pra tao longe se nao vejo nada acontecer?” Sera’ que em Abraao tambem havia o medo de que o Senhor o mandaria de volta pra casa depois de certo tempo com as maos vazias? Sem promessas cumpridas? Sera’ ainda que Abraao pensou que ele pudesse ter falhado em algum aspecto de forma que a promessa nao pode se cumprir ou nao fosse mais valida?
Imagino que todos esses pensamentos o perseguiram, mas a biblia destaca que a atitude de Abraao foi firme, tendo por fiel aquele que fez a promessa. Nos seus momentos de fraqueza, afligido por pensamento de desespero e duvida, Abraao se fortalecia no Senhor dando gloria a Deus, “estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido” (Rom. 4:21). Independente de suas falhas e limitacoes.
Isso me faz pensar que, quando Deus nos faz uma promessa, Ele pesa as nossas falhas e limitacoes, nossos desanimos e crises, e nao se deixa impedir por eles. Ele mesmo cumprira’ o que prometeu, basta que nossos coracoes se firmem nessa esperanca, que haja compromisso em nao desistir, em nao deixar que a promessa se perca de vista.
Que nossos coracoes, como o de Abraao, queimem pela expectativa da promessa.

Hebreus 10:38,39 Mas o meu justo vivera’ pela fe’. E, se retroceder, nao me agradarei dele. Nos, porem, nao somos dos que retrocedem e sao destruidos, mas dos que creem e sao salvos.

Um comentário:

  1. Amém,Amém!

    Irmã que texto maravilhoso e que felicidade saber que Deus usando a sua vida e suas experiências com Ele abençoará e levará a Sua Palavra de Vida a tantos corações que Ele mesmo guiará para encontrar esse espaço!

    Todas as vezes que leio seus textos eu sei e, o Espírito Santo testifica em meu coração que são Palavras vindas do trono de Deus, fruto de tempo, de amor e de intimidade na presença do Pai! Louvo a Deus por sua vida!

    Amo você,irmanzinha!

    Beijinhos cheios de saudades!

    ResponderExcluir

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!