terça-feira, 27 de outubro de 2009

Caminhada



“Portanto, nós também, visto que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos assedia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:1,2)

Ao pensar em um título para meu blog, me senti motivada a escrever sobre a caminhada cristã. Desde o momento em que despertamos para o conhecimento de Deus somos convidados para uma caminhada com Ele.
Entramos nessa caminhada meio inconscientemente, sem sequer nos darmos conta dela até que já tenhamos percorrido parte do caminho. Normalmente a descoberta se dá quando já estamos muito longe pra voltar e ainda falta muita estrada pela frente.
É bom saber que Deus nos convida pra uma caminhada com Ele. Caminhada é algo dinâmico, ativo, contemplativo. A depender dos caminhos por onde passamos aprendemos lições diferentes, experimentamos emoções diversas, absorvemos novos conceitos. Consigo imaginar a figura carinhosa do Senhor caminhando ao nosso lado na pessoa do Espírito Santo nos ensinando as mais diversas lições. “Vês isso, filho? Sentes isso? Consegues perceber o significado disso?” Em todos os momentos da caminhada existe o desejo de Deus de se revelar aos Seus filhos, tornar-se conhecido, fazê-los entender Seus caminhos, Suas maneiras, Seu amor, Sua compaixão, Sua extraordinária pessoa.
A caminhada é longa, mais do que imaginamos. Há muito a ser ensinado e somos lentos em aprender. Mas Deus é paciente.

Em meio à caminhada, um relacionamento é desenvolvido. Ganhamos confiança na pessoa do Mestre que caminha ao nosso lado, confiança que será importante quando o caminho se tornar difícil e desconhecido. Haverá momentos em que nos sentiremos cansados e precisaremos parar para descansar e recuperar o fôlego, mas Deus nos levará para o lugar certo desse descanso. O sol se tornará quente sobre as nossas cabeças, mas o Senhor será a nossa sombra. Nossa garganta estará seca de sede, mas Ele nos levará a fontes de águas e dará descanso às nossas almas. Nossos pés estarão cansados e Ele aliviará o peso dos nossos ombros. Ele não tem pressa, apenas deseja que continuemos caminhando.


A parte mais imperceptível desta caminhada são as mudanças que vão acontecendo em nós. Em certo momento olhamos para trás e não nos reconhecemos. Antigos temores não estão mais presentes, desconfianças e questionamentos dão lugar a uma fé cada vez mais firme. Percebemos nossos pés mais fortalecidos, certos músculos mais desenvolvidos, algumas habilidades adquiridas. Perdemos uma parte da inocência e nos tornamos mais conscientes e sóbrios, talvez por enxergarmos certo grau de responsabilidade sobre nós. Percebemos que existem pessoas nos observando, e mesmo nos seguindo à medida que caminhamos. Nossos passos ganham firmeza e tornam-se mais ousados. Não há mais como voltar e a idéia de parar é pior que a de morrer. Nessa hora descobrimos que há um prêmio a ser alcançado e que alcançá-lo tornou-se nossa maior motivação, nosso propósito de vida. Haverá prêmio maior do que ouvir nosso Senhor nos olhar nos olhos e dizer: “Muito bem, servo bom e fiel!” Nada na terra é comparável a essa honra.

Caminhar com Cristo é uma entrega. Não existem atalhos e não somos nós que escolhemos por onde andar. Na maior parte do tempo precisaremos estar bem atentos para não nos desviarmos do caminho traçado por Ele e nos descobrirmos caminhando sozinhos. Esse é um dos maiores perigos da caminhada e não é à toa que somos exortados a desembaraçar-mo-nos de todo peso, de todo o pecado, correr com perseverança e olhar firmemente para Jesus. Firmemente. Haverá momentos em que acharemos que O perdemos de vista, que Ele já não caminha conosco tamanho o senso de desorientação que sentimos. Mas Ele nos fará lembrar que continua ali, nos conduzindo enquanto estivermos dispostos a segui-lo. Para aonde for, por onde for, a qualquer custo.

Deu. 1:31 como também no deserto, onde vistes como o Senhor vosso Deus vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.

Fil. 3:13, 14 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Mat. 16:24, 25 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

3 comentários:

  1. É verdade, não há nada mais precioso do que caminhar com o Senhor. Seja aqui ou no Timor... :)
    O que realmente importa é que a gente mantenha um coração disposto a continuar..no matter what!

    Beijim e saudades
    Mercinha e bebê

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!Lindo, lindo!!!

    Esse texto soa ao meu coração como uma poesia! As palavras formam frases perfeitas que tocam no mais profundo de nossas almas e trazem: paz, alívio e renovo para continuar a jornada de volta pra Casa. Caminhar com Cristo... é assim!

    ResponderExcluir
  3. Amiga!!!! Tô muitíssimo abençoada com esses textos, percebo tb que durante a nossa caminhada precisamos ser aprovados, assim passaremos pra teraa prometida, as vezes pra mim o difícil de continuar a caminhada é a minha ansiedade, erros, o meu humor...Tenho vivido uma caminhada aqui no meu país um pouco desafiadora, desejo viver mais de Deus aqui, mais confesso que não aprendo a viver da fé, e do seu Caráter, isso me diexa muito triste.Mas preciso caminhar, tem algo pra mim, um sonho de Deus, um propósito maior, um serviço pra eu realizar, bom saber que O Mestre conhece os meus vacilos, fraqueza, pois o que me garante é o Espíto Santo, é Dele a minha verdadeira garantia.Amiga, fica fime o melhor de tudo é saber no fim de tudo estaremos com o Dono da promessa.Te amo

    ResponderExcluir

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!