segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Oração revelada


Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. - João 15:7

Estes dias estive pensando sobre oração e o significado de orar. A Bíblia fala muito sobre isso e todo cristão tem incertezas quanto à sua vida de oração. Afinal, o que faz com que orações sejam respondidas? E por que tantas vezes oramos por anos e não vemos nada acontecer? Não acredito ter encontrado todas as respostas, mas sentir acender uma luz que me fez enxergar melhor esse assunto.

Na minha própria vida percebi que algumas orações que fiz foram respondidas quase imediatamente, como se houvesse uma urgência da parte de Deus em atendê-la. Outras não obtiveram resposta senão depois de alguns anos, não importa o quanto me esforcei em pedir. Pensei comigo: Tudo bem, Deus, como é isso? Entendi que Deus não está sentado em um trono distante, afastado de nós e ocupado com coisas mais importantes. Também entendi que Ele não tem um prazer sarcástico em nos fazer esperar, em nos humilhar e nos reduzir a mendigos de bênçãos. Porque é assim que muitas vezes nos sentimos, quando repetidas vezes nos chegamos à Sua presença com lágrimas e muitas súplicas e saímos de lá com a sensação de que pedimos em vão. 

Deus, desde o princípio, nos criou para um relacionamento com Ele, algo como ter um filho (alguém já se perguntou por que desejamos ter filhos?). Entramos na vida cristã e aprendemos sobre tantas coisas, nos envolvemos em atividades e tentamos descobrir o que Deus quer de nós, o que fazer para agradá-lo. E na maioria das vezes nos perdemos quando negligenciamos (ou sequer descobrimos) o principal: relacionamento.

Em momentos de relacionamento surge o que chamei de oração revelada. Quando entrei na presença de Deus sem saber exatamente o que pedir, simplesmente com a intenção de estar ali, senti desejos brotando em meu coração e orei por eles. Hoje entendo que Ele me fez orar exatamente por aquilo que queria fazer e me surpreendi com a rapidez com que vi tudo acontecer. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." - Filipenses 2:13. 
Muitas vezes enxergava apenas uma cena e expressava o que me vinha ao coração diante daquela cena. Dias depois percebia o quanto aquilo havia me ajudado ou ajudado alguém.

Eu costumo dizer que Jesus não nos deixou a Bíblia para nos conduzir a toda a verdade, mas enviou o Seu próprio Espírito. É através da ajuda do Espírito que estaremos nele, que conheceremos os Seus planos e saberemos pedir como convém. Oração não é uma luta com Deus para que Ele, por piedade, nos conceda o que precisamos ou desejamos, mas uma parte do nosso relacionamento onde Ele nos faz enxergar aquilo que devemos pedir. Aprendi que posso entrar na presença dele e dizer: Deus, sobre o que devo orar hoje? O que devo pedir?, e o Seu Espírito me mostrará o que eu nem imaginava que precisava. Essas orações sempre verão resultados com rapidez. 
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." - Romanos 8:26

Mas e quanto ao que eu tanto quero que aconteça? 
As coisas tem a hora certa para acontecer e nada irá mudar isso. Deus não está indiferente e o Seu plano é perfeito. Precisamos confiar e entender que Deus é maior que nós e está a nosso favor. Ele não está no outro lado quando oramos, mas ao nosso lado. Precisamos nos enxergar ao lado dele abrindo nosso coração nos momentos de oração para perceber os impulsos do Seu Espírito. Só assim veremos cumpridas as palavras de Jesus nas nossas vidas: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. - João 15:7

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." - João 15:15

"Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade." - João 16:13a

Um comentário:

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!