"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, e pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas." Gênesis 30:37-39
Esses dias fiquei pensando na loucura de Jacó. Afinal, de onde lhe veio a idéia de cortar galhos de plantas e colocar diante das ovelhas para que, quando elas copulassem pudessem gerar crias de cor manchada? Como isso poderia funcionar? Que ciência explica isso?
Essa passagem sempre me intrigou. A resposta está mais adiante, em Gênesis 31:10-12 - "E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez."
Jacó recebeu a inspiração de Deus em um sonho. Neste sonho ele precisou levantar os olhos e ver, enxergar aquilo que Deus queria fazer acontecer para o abençoar. Talvez a idéia de colocar as varas tenha sido não tanto para influenciar a concepção das ovelhas em si, mas para estimular a sua visão.
Este princípio continua a me intrigar, pois sonhos e visões não são coisas incomuns na Bíblia. Deus constantemente desafia a visão dos homens, fazendo-os enxergar além dos seus limites. "Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência." - Gênesis 15:5. Será este um princípio? Será importante que tenhamos a visão daquilo que esperamos?
Todos nós temos sonhos e visões, muitos deles plantados por Deus em nossos corações, outros, brotados de sugestões e idéias. Foi colocada em nós a capacidade de sonhar, de ver além do que enxergamos, de ter expectativas. Quando o que vemos e esperamos está baseado no que ouvimos Deus dizer, surge a fé. Pensando nisso, fico assustada quando vejo homens sem sonhos. Conheci um povo cuja realidade era tão triste que não conseguia enxergar nada além da linha do horizonte. Não tinham sonhos ou quaisquer expectativas, tudo o que viviam era o dia-a-dia, o nascer e o pôr do sol.
Sempre me considerei uma pessoa extremamente sonhadora. Nunca consegui me enxergar dentro dos limites colocados pelos homens ao meu redor, eles sempre me sufocaram. Hoje vejo a importância de ter estendido a minha visão para além de tantas fronteiras, de tantos limites, de instruções de como as coisas devem acontecer. Reconheço outras áreas onde ainda me enxergo dentro de uma caixa, onde ainda preciso aprender a ver além.
A grande questão é, Deus deseja que tenhamos sonhos! Deus deseja que não tenhamos limites nas coisas que podemos alcançar nele! "Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas." - Isaías 54:2. Sei que o mundo está bem cheio de impossibilidades, dificuldades, muralhas e que por isso sonhar se tornou algo tão difícil. Jacó também conhecia essas dificuldades, afinal, como prosperar em meio ao deserto, cuidando das ovelhas de um tio trapaceiro? É bem aí que os sonhos se tornam tão necessários. Talvez outra pessoa pudesse ter considerado aquela visão uma loucura e desprezado completamente a possibilidade. Mas não Jacó. Jacó foi louco o suficiente para enxergar o impossível, para crer que aconteceria conforme lhe havia sido mostrado. E para ajudar a si mesmo, cortou varas, desenhou o que imaginaria acontecer. E, para nossa surpresa, aconteceu exatamente como ele enxergou!
Ouse sonhar! Ouse ter expectativas em Deus! Não deixe os seus sonhos se esbarrarem nos limites das suas circunstâncias. Que apenas Deus possa ser o limite daquilo que ousamos sonhar. Quando Ele te fizer a pergunta que fez a Bartimeu: "O que você quer que eu lhe faça?" (Marcos 10:51), não seja apanhado sem sonhos diante do Senhor. Você precisará deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!