quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Felicidade


"Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita."(Salmo 16:5,11)

Na semana passada o e-mail de uma amiga me trouxe o argumento final para uma discussão que crescia no meu coração há algum tempo. Cristã, casada com um belo homem, morando em um país de primeiro mundo, sem stress e problemas financeiros ela me confessou que nem sempre acorda feliz. Pareceu um comentário normal, mas foi o último empurrãozinho que eu precisava para fechar minha tese.

Passamos a vida esperando e sempre desejando algo que está para acontecer. Emprego, casamento, promoção, filho, ministério, mudança, libertação, salvação. A lista é grande. O nosso coração se apega à esperança de que Deus é fiel para cumprir o que prometeu e que chegará a hora em que receberemos o que por tanto tempo esperamos. Até aqui nada de errado, Deus realmente é fiel para nos abençoar de acordo com a Suas próprias promessas. O nosso engano, porém, está em achar que seremos felizes quando finalmente a hora chegar.

Quanto mais rápido aprendermos a lição, menos nos enganaremos. Parece uma lição simples, mas penso que a dificuldade está em aceitá-la. Ouvimos nos sermões das igrejas, lemos em livros cristãos, escutamos dos amigos e nós mesmos dizemos isso no nosso testemunho cristão: A felicidade está em Cristo.

"Mas isso é óbvio", você poderia me dizer cheio de razão. "Todo cristão sabe disso." Mas então por que, mesmo como cristãos, passamos boa parte das nossas vidas nos sentindo infelizes e frustrados com as nossas circunstâncias? Por que o cansaço e a frustração?

Se nossa felicidade é Cristo, porque nos angustiamos com o emprego que não chega, o dinheiro que falta, ou o marido que não aparece, ou os filhos que não vêm? Por que ainda achamos que, se apenas tivéssemos "aquilo", nossa vida seria diferente? Se vivêssemos em outra cidade, tivéssemos mais dinheiro, um companheiro, uma igreja melhor, seríamos mais felizes? Por que ainda insistimos em colocar esperança de satisfação nas coisas que desejamos ou na mudança de nossas circunstâncias? Estaríamos desperdiçando nossa vida em busca de uma felicidade ilusória?

Uma passagem me veio ao coração enquanto meditava nisso tudo:
Colossenses 3:1-3 - "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus."

Penso que uma grande fonte de frustrações é a nossa falha em observar esse versículo. Passamos boa parte da nossa vida olhando para baixo, para coisas terrenas, como se esse fosse o nosso reino, a nossa herança, e como se Cristo nunca fosse voltar. Não acho que deveríamos ignorar as coisas terrenas, porém penso que deveríamos sempre ter um olhar fixo no horizonte, ansiando pela nossa pátria e pelo retorno do nosso Salvador. Deveria ser encontrado em nossos corações um desejo ardente que esse dia logo chegasse, e esse desejo deveria ser maior do que qualquer outra coisa que estejamos aguardando nessa terra. A certeza plena de que nada se compara a estar com o Senhor. Por que outra razão Paulo escreveria que "de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fp. 1:23)?

Queremos tirar o máximo proveito da vida, desfrutar cada momento, realizar nossos sonhos. Até então, nada mais natural, é necessário ter metas, sonhos, projetos, expectativas. Mas somos infelizes se perdemos a expectativa da vida eterna, se colocamos nosso coração apenas nas coisas que realizamos nessa terra. Se tudo o que vivemos e esperamos viver não passar de realizações terrenas (vida próspera, faculdade, casamento, filhos), o que nos resta? Estamos fadados à infelicidade, pois "Deus pôs no coração do homem o anseio pela eternidade" (Ec. 3:11). "Se é somente para essa vida que temos esperança em Cristo, somos os mais infelizes de todos os homens." (1Co. 15:19)

Passamos a nossa vida desejando tanto, quando já temos tudo se temos o Senhor. Precisamos fazer como Davi e descobrir o prazer e as delícias da presença dEle. Existe uma fonte de alegria e satisfação plena e quanto mais rápido descobrirmos isso, menos tempo perderemos frustrados e insatisfeitos esperando a felicidade chegar junto com as coisas que desejamos ou com a mudança das nossas circunstâncias. Acredito que foi o conhecimento desse fato que levou Paulo a escrever, do fundo de uma prisão: "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!"

Não pare de sonhar e desejar. Alegre-se com suas conquistas e com as promessas do Senhor para esta vida. Mas, acima de tudo, mantenha seus olhos fixos no horizonte, desfrute das delícias da Sua presença, e alegre-se na expectativa daquele dia!

"Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente." (Salmo 16:11)

"Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20)

Um comentário:

  1. Nossa, Baby

    Esse seu texto parece ter sido escrito pra mim...tenho sonhado tanto ultimamente com Iphone 4, com armários, coisinhas para Tito que deixei para segundo plano o Reino de Deus e a Sua justiça. Foi um "slap" na cara...hehehehehe.
    Amei!
    Beijim

    ResponderExcluir

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!