domingo, 28 de fevereiro de 2010

Desde o ventre


"Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço." (Gênesis 25:23)

Não existem acasos para Deus. Nosso Criador é pragmático. Ainda nos pequenos detalhes do mundo encontramos o toque de Sua mão. Em cada ser criado, em cada homem formado, um propósito, uma visão, um destino. Embora muitos nunca cheguem a descobrir seu papel na história, o propósito de Deus permanece em cada vida criada.

Sonhos plantados no coração, talentos herdados não se sabe de quem, habilidades adquiridas ao longo das experiências da vida, todos indicadores de um planejamento minucioso da parte de Deus. Eles são como placas sinalizadoras ao longo de uma estrada que nos informam qual caminho devemos seguir.

Muitas vezes, porém, as circunstâncias nos forçam a tomar caminhos diferentes, a abandonar os sonhos e projetos do coração. Empregos, salários, concorrências, ambições, família, responsabilidades. A vida nos empurra por caminhos que não queremos, por decisões impensadas e precipitadas. Precisamos nos encaixar no sistema, agradar nossas famílias e amigos, corresponder àquilo que esperam de nós ou mesmo lutar para sobreviver no mundo moderno. E nessa loucura nosso propósito eterno se perde, nossos sonhos morrem e passamos a vida nos sentindo frustrados por aquilo que nunca fizemos, pelo potencial que nunca alcançamos. Os planos traçados pelo Criador para nossas vidas tornam-se ilusão, como uma tarde nebulosa onde enxergamos as montanhas ao longe, mas não temos a certeza se são montanhas ou nuvens.

Talvez não exista tragédia maior do que não alcançarmos aquilo para que fomos criados. É como uma Ferrari, arquitetada da forma mais brilhante para atingir as maiores velocidades, servindo de transporte escolar. Alguém diria: "Mas que desperdício! Você não sabe que isto é uma Ferrari? Essa máquina deveria estar correndo e não transportando crianças a 40km por hora!" Com toda a razão. Mas o que dizer de homens arquitetados para grandezas presos em mesas de escritório? Que dizer de vidas desperdiçadas em propósitos temporários sem atingir o objetivo para o qual foram criadas?

"Clama a mim, e responder-te-ei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." (Jeremias 33:3)

Só há uma forma de escaparmos desse destino cruel: nos voltarmos para o nosso Criador. Mesmo aqueles que já O conhecem precisam buscá-lo quanto ao Seu plano para suas vidas. Muitos tem arriscado simplesmente caminhar sem destino, para ao fim do caminho descobrirem que não chegaram a lugar nenhum. Muitos tem medo de perguntar, receio de receber uma resposta não agradável.Muitos simplesmente estão confortáveis demais com suas vidas para mudar algo agora. E mesmo aqueles que buscam e recebem direção, precisam ainda da coragem e da fé necessária para segui-la.

Não há nada mais triste do que dons e talentos desperdiçados. Mais ainda pelo fato de que isso será tudo o que importará no dia em que nos encontrarmos com o Senhor. Ninguém poderá usar a desculpa de "Ah, eu não sabia", quando sequer se importaram em consultar ao Criador quanto à sua vida. Que desperdício descobrir que não vivemos, que grande dor o desperdício de uma vida.

"Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações." (Jeremias 1:5)

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça" (João 15:16a)

"Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." (Salmo 139:16)

2 comentários:

  1. Irmã amada que texto maravilhoso!
    Nem te conto...rsrs.. senti no coração enviar esse texto para uma freira (a superiora regional) e ela me telefonou agradecendo e disse que essas Palavras falaram mt ao seu coração!Eita Glória!!!!

    Beijos cheio de saudades, irmanzinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Meiroca,
    basta ler esse texto que a gente começa a pensar como anda a nossa vontade em conhecer os propósitos do Senhor para as nossas vidas. As palavras chegam como fogo e tocam lá no fundo, onde só mesmo o Espírito conhece.
    Saudades, saudades e saudades.
    Beijim

    ResponderExcluir

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!