sexta-feira, 26 de julho de 2013

Verdade


"E com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos." 2 Tessalonicenses 2:10

Dentre os vários conceitos que existem no universo, muitos deles são absolutos. Isso significa que eles não sofrem variação em diferentes meios, locais ou circunstâncias, nem a depender de quem os observa. Nada os modificará ou suspenderá os seus efeitos, sempre existirão e se aplicarão a todas as circunstâncias. Ignorá-los não afetará a sua existência ou incidência sobre todas as coisas. Ainda que se busque suprimi-los, não se consegue anulá-los.
Os conceitos absolutos mais óbvios se encontram nas leis da física. Nossas aulas da matéria nos ensinaram os princípios básicos destas leis, a sua constância, exatidão, e a forma como tudo no universo está sujeito aos seus efeitos. Elas regem absolutas, imutáveis, e o conhecimento das suas regras tem sido essencial para o desenvolvimento da raça humana. É através da aprendizado dos conceitos absolutos que desenvolvemos tecnologia, criamos produtos, construímos arranha-céus. 
Lançamos os fundamentos de edifícios confiados plenamente na certeza de que as leis da física não podem falhar. Fazemos cálculos, medições, estudamos circunstâncias, aplicamos valores, tudo isso baseados no conhecimento de como as coisas funcionam no universo físico, sem alterações, sem exceções. Não esperamos que as realidades físicas se adaptem a nós, se curvem às nossas circunstâncias, se amoldem aos nossos projetos. Temos conhecimento suficiente para saber que elas incidirão inclementes e constantes sobre todas as coisas, com a mesma exatidão e precisão de sempre. Absolutas. Por esse motivo não construímos alicerces de grandes edifícios em terrenos arenosos, por mais que desejemos uma cobertura na praia. Por isso também diminuímos a velocidade do carro em curvas fechadas, por mais apressados que estejamos. E ainda porque as leis da física são absolutas, não nos lançamos de altos abismos, por maior que seja a nossa vontade de voar. Podemos fechar os nossos olhos a elas e ignorá-las, fazer o que queremos a despeito delas, e ainda ter a esperança de escapar aos seus efeitos. Mesmo assim elas persistirão em nos alcançar, em incidir sobre nós, por mais engenhosos que sejamos. Absoluta é a sua ação sobre nós e somos inteligentes ao perceber isso cedo em nossas vidas.

Ao meditar sobre tudo isso aprendi que existe um outro conceito absoluto muito além da física: a verdade. Muito embora alguns possam argumentar que a verdade é relativa, que está sujeita a circunstâncias e fatores humanos, a verdade se encontra no mesmo nível das leis da física: constante, imutável, absoluta. Se aplica a tudo e a todos, sua incidência independe da interpretação humana, não está sujeita aos olhos de quem a observa, pois se assim fosse já não seria verdade, mas mero ponto de vista.

A verdade, entretanto, não é um conceito físico, matemático, mas a realidade por trás de todas as coisas, de tudo o que existe. Conhecê-la e aprender os seus princípios é adquirir sabedoria. Assim como as leis da física, ignorá-la não terá o poder de suprimi-la, ela continuará imutável e incidente, por mais que desejemos escapar do seu alcance. Entretanto, os efeitos da ignorância à verdade não serão sentidos como os efeitos da ignorância às leis da física, ou seja, alguém pode escolher viver ignorando conhecer a verdade ou, conhecendo-a, rejeitá-la e não admiti-la como verdade em suas vidas sem sofrer efeitos aparentes ou gerar consequências visíveis ao seu redor. A sua escolha, porém, não retirará o caráter absoluto do que é verdadeiro.

"O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." 1Timóteo 2:4

Pleno conhecimento da verdade. O desejo de Deus é que tenhamos o conhecimento da verdade em sua inteireza, em sua plenitude. Que a verdade não seja apenas um conceito abstrato para nós, sujeito a opiniões humanas e mudanças dos tempos. Não verdades "adaptáveis", amoldáveis às nossas circunstâncias e conveniências, ao que melhor se adeque àquilo que julgamos certo para as nossas vidas. A verdade está além do nosso julgamento. O conhecimento dela está além do que consideramos confortável. 

"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fabulas." 2Timóteo 4:3,4

Se não vivemos neste tempo que Paulo previu, não estamos muito longe dele. Não somente ignoramos a verdade, não suportamos ouvi-la! E para justificar a nossa rejeição, nos cercamos de pessoas com o mesmo sentimento, na certeza de que, se um grande grupo de indivíduos se unir no mesmo propósito, conseguiremos criar uma nova verdade, como se fosse possível, pela força e persistência, criar uma nova lei da física. Chegamos ao ponto de reconhecer verdades individuais, aquelas que se aplicam a mim, mas não a você, e vice-versa. Vivo de acordo com a minha verdade, aquilo que escolhi ser verdadeiro para mim.

Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?" João 18:38

A falta de conhecimento da verdade não significa que existem diferentes verdades e que cada um pode escolher o que melhor se aplica para si. Desconhecê-la não ratifica a sua inexistência, mas apenas a nossa ignorância. 

"Que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade." 2Timóteo 3:7,8

É necessário, porém, que exista em nós o desejo de conhecê-la. Jamais provaremos o que é verdadeiro se nossos corações não estiverem dispostos a buscar a verdade. Creio que Deus nos dá várias oportunidades ao longo das nossas vidas, afinal, é a vontade dele que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade e isso não seria possível sem a sua ajuda (Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair - João 6:44). Em diferentes instantes, a nossa atenção é capturada, nosso entendimento é aberto e enxergamos algo além da nossa compreensão. Nesses momentos somos colocados diante de uma escolha: podemos desviar nossos olhos, ignorar e resistir ao que vemos, ou podemos decidir explorar, buscar enxergar além do que entendemos. Esta decisão determinará o quanto da verdade conheceremos.

A realidade é que o genuíno desejo pelo conhecimento da verdade é nossa responsabilidade e nos remeterá indubitavelmente ao Criador. Nunca seremos forçados a conhecê-la, podemos passar nossas vidas ignorando-a, mas isso não alterará o fato de que a verdade está ao alcance daquele que a buscar. Um encontro com ela poderá trazer confronto e desconforto, um preço pequeno a se pagar por uma vida segura e livre de engano. A escolha, verdade ou engano, sempre será nossa.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
"Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." João 18:37
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" João 14:6
"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!