quarta-feira, 24 de abril de 2013

Primavera


Ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. - Jó 14:9

Por mais que tentasse, jamais conseguiria exprimir a beleza e a grandeza da primavera. Vivendo no Brasil não temos a oportunidade de observar esse fenômeno, nossas plantas estão sempre verdes e nossas árvores sempre cheias de folhas. É somente quando suportamos um longo e frio inverno num país longe do equador que aprendemos a apreciar esse momento.

No inverno tudo seca. O frio é tão inclemente que nada verde sobrevive. As árvores perdem as folhas, as flores murcham e morrem, as plantas somem e se tornam galhos secos. Para tornar o cenário ainda pior, grossas camadas de neve cobrem todo o solo, como que para garantir que o branco reine absoluto, que nada verde possa manchar a paisagem. Os dias são curtos e escuros, o sol quase não brilha.

Embora o inverno possa ter a sua beleza, sinto que é uma estação triste. Num primeiro momento, o branco da neve cobrindo ruas e casas é fascinante, como um verdadeiro conto de fadas. No entanto, lá no fundo, é como se a vida tivesse fugido, como se os pássaros jamais fossem voltar a cantar abrigados nos ramos da árvores, como se o mundo nunca mais fosse voltar a ter cores. Tudo ao redor é seco e sem vida, assustadoramente morto e cinza. Não se imagina, pela sua aparência, que as árvores e as plantas possam voltar a ter folhagem, quem dirá produzir flores e frutos. Uma sensação comparável à completa falta de esperança.

É somente quando sobrevivemos esses longos meses de frio, cinzentos e de pouco sol que conseguimos enxergar a grandeza da primavera. Ah, a primavera! É com o coração transbordante que tento descrever a beleza da primavera. A emoção de ver folhas nascerem e flores brotarem. Não consigo explicar bem o que sinto ao ver brotos em todos os lados, em todos os galhos secos e sem vida. Flores e frutos brotando naquilo que parecia morto. É como se nada pudesse deter a força da vida, a ordem divina dada à natureza para que cresça e produza seus frutos ao sentir o calor do primeiro sol. O inverno não conseguiu destruir a vida ao seu redor. Quando finalmente a força do sol obrigou o frio a ceder lugar ao seu calor, houve uma explosão de vida impossível de ser detida. Árvores mortas agora estão cobertas das mais lindas cores, plantas destruídas pelo peso da neve estão de pé e cheias de flores. Até os ramos mais tímidos despontam do solo onde estiveram encobertos por tantos meses, como que dizendo: eis-me aqui, pronto para despertar mais uma vez. Nada, absolutamente nada, pode impedir a força e a beleza da primavera!

Creio que em tudo Deus nos ensina. Em nossas vidas passamos por muitos invernos, estações onde tudo ao nosso redor parece morto e nem mesmo em nós sentimos força para viver. Estações de desesperança, sequidão, estio, tristeza. Não se vê a beleza das flores e nem se ouve o canto dos pássaros. Nos sentimos como aqueles galhos secos e sem vida e duvidamos que algo tão morto possa voltar a viver e a produzir frutos. 

Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, as cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. - Jó 14:7-9

Ah, a primavera! A sua chegada me ensinou muito sobre as estações. Elas são o que são: estações, e, enquanto vivermos, aprenderemos a passar por elas, desfrutar a sua beleza e resistir às suas dificuldades.

Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. - Gênesis 8:22

Deus é fiel para levar nossas vidas a novas estações.


Um comentário:

  1. Olá Adkjovem passando pra da os parabéns pelo blog e pelo seu rico conteúdo, sem fala do belo texto que estou a comentar, forte abraço

    ResponderExcluir

Oi, que bom te ver por aqui!
Gostou do blog? Então faça uma blogueira feliz. Comente!