sábado, 5 de maio de 2012

Dúvidas

Ele lhes disse: "Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações? Lucas 24:38

Momentos antes da chegada de Jesus, os discípulos estavam se alegrando sobremaneira com a descoberta de que o Senhor estava vivo e de que havia aparecido a Pedro. Alegraram-se mais ainda ao ouvir as notícias dos discípulos no caminho de Emaús, que também davam testemunho de haver visto o Senhor ressurreto. Que noite mais feliz! Como os seus corações devem ter se sentido reconfortados diante de tudo aquilo!
Mas, estranhamente, quando o próprio Jesus surgiu diante dos seus olhos, a manifestação real daquilo no qual tanto se alegravam, os discípulos ficaram perturbados e dúvidas surgiram em seus corações. Chego à conclusão de que às vezes é mais fácil alegrar-se com a expectativa das promessas do que com a sua realização em si, principalmente quando ela não parece se encaixar exatamente naquilo que imaginávamos. Resistimos a enxergar que algo tão bom e há tanto esperado possa finalmente estar diante dos nossos olhos. Resistimos à idéia de que possa ser real. Assim como os discípulos, pensamos se tratar de um fantasma ou uma alucinação, algo irreal, afinal é bom demais pra ser verdade. Ver a manifestação daquilo que era apenas meras palavras, sonhos, promessas, é algo estranho e nossos sentidos demoram a reconhecer a realidade diante dos nossos olhos.
E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: "Vocês têm aqui algo para comer? " Lucas 24:41
Não acreditavam por causa da alegria, ou seja, era bom demais pra ser verdade. Acredito que é assim que Deus faz, vai além das nossas expectativas e nos surpreende com algo diferente e além do que esperávamos e, acima de tudo, tão real que parece que ainda estamos sonhando.
Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. Salmos 126:1-2

Desgaste



"E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram." Marcos 16:11

Quando vivemos estações difíceis, principalmente quando duram muito tempo, temos dificuldades em acreditar em notícias boas. Passamos longos períodos cercados de dificuldades e quando os tempos começam a mudar, duvidamos da nossa sorte, resistimos às boas notícias ou simplesmente não acreditamos que a fase boa possa durar. Estamos sempre esperando que algo ruim aconteça e destrua a nossa felicidade.
Mas períodos de prova não foram designados para durar para sempre. A Palavra de Deus deixa claro que se trata de um período, com início e fim. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmo 30:5) 
Precisamos aprender a reconhecer o fim e partir para uma nova fase de bênçãos e boas novas, e isso às vezes pode ser tão difícil quanto resistir aos tempos de prova. 
Notícias boas começarão a chegar, promessas a tanto esperadas começarão a se cumprir, o sol voltará a brilhar! Se não tivermos cuidado de nós mesmos nos encontraremos como os discípulos, incrédulos ao receberem a notícia de que Jesus havia ressuscitado, mesmo tendo sido avisados tantas vezes, repetidamente, de que aquilo aconteceria.
O que Deus nos avisou que aconteceria? Ainda estamos na expectativa disso ou os longos anos de prova apagaram a lembrança das promessas?