sábado, 12 de fevereiro de 2011

Hipocrisia

"Mas ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas!" (Mt. 23:13)

Nunca em nenhum outro lugar das Escrituras encontramos Jesus tão irado como quando confrontava os fariseus e mestres da lei. Nada o deixava tão indignado quanto o comportamento daqueles homens que traziam o conhecimento da Palavra de Deus. Assim como João Batista, Jesus os repreendia de forma tão severa que seus próprios discípulos tremiam: "Serpentes! Raças de víboras! Como vocês escaparão da condenação do inferno?" (Mt. 23:33) Não havia dúvida no significado de suas palavras, Jesus os declarou dignos do inferno pelo seu pecado. E que pecado tão terrível seria esse? Um muito conhecido nosso: Hipocrisia.

O dicionário define hiprocrisia como: Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. Fingimento, falsidade. Mas afinal, qual o mal da hipocrisia?

"Essa é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma." (1 Jo. 1:5) O Criador é tão verdadeiro, na realidade Ele é a própria Verdade. Dissimulações, enganos, mentiras e falsidade não existem nele e o desagradam profundamente. Dentre tantas coisas que Jesus nos ensinou, Ele insistiu em nos mostrar o quanto a hipocrisia deveria estar fora das nossas vidas:

"Tenham o cuidado de não praticar suas 'obras de justiça' diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas" "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas." "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas" (Mt. 6:1,2,5.16)

A punição mais severa que encontramos na igreja primitiva veio justamente em resposta a um ato de hipocrisia (Atos 5). Quem não se lembra da história de Ananias e Safira? E quem nunca se indignou pela punição tão severa que receberam? Acredito que essa história nos revela quão seriamente devemos levar esse assunto em consideração. Naquela época o temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar dos acontecimentos e creio que seria muito bom que se apoderasse de nós também.

Deus não deseja encontrar falsidade em nós, mas que sejamos verdadeiros como Ele é verdadeiro. Esse pensamento me causou tanto temor que me peguei pensando quanto de hipocrisia ainda estaria presente em mim e em que forma. Penso que ela é como uma praga entre os homens que vivem em sociedade. Afinal, quanto fazemos para sermos vistos ou socialmente aceitos? Quantas tradições seguimos, mas que não possuem nenhum significado para nós? Quantos rituais praticamos, rituais vazios uma vez que o nosso coração não está naquilo?

Penso não haver nada de errado em cerimônias e tudo o mais que foi instituído para celebrar ocasiões da vida que merecem celebração. Mas penso que a hipocrisia entra quando a celebração é feita mais para que outros vejam e nos aprovem, ou ainda quando ela possui mais um sentido de obrigação, afinal, "todo mundo faz, eu também preciso fazer igual." Quantas regras sociais seguimos e nem sabemos porque seguimos. Mas Deus deseja mais de nós. Atitudes vazias e rituais o desagradam. "Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes nos meus átrios?" (Is. 1:12)

Podemos usar máscaras, esconder quem somos e o que realmente pensamos, mostrar aparência de piedade e santidade, mas foi justamente por isso que os fariseus foram condenados com tamanha severidade. "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens." (Mt. 23:5) Ousaríamos cometer o mesmo erro? Deus não se agrada de aparências, elas normalmente só impressionam os homens. Além disso, como sermos falsos diante de Deus? Deus enxerga lá dentro, onde estão escondidos os verdadeiros desígnios de cada gesto e atitude humana. Sendo assim, busquemos ser verdadeiros, não falar coisas que não pensamos apenas para agradar, ou ainda para mostrar o quão impressionante somos. Que não toleremos a menor sombra de falsidade nos nossos comportamentos ou palavras, ainda que isso possa fazer de nós pessoas antipáticas diante dos homens. Fingir que gostamos de algo que desaprovamos apenas para não sermos indelicados é hipocrisia. Ser delicado muitas vezes é ser hipócrita! Podemos ser amáveis sem sermos falsos, dizer sempre a verdade sem ferir, ofender ou desagradar, afinal, o que há de tão desagradável na verdade? Por que insistimos em esconder a verdade para impressionar os homens? Ou ainda, por que nos ocupamos mais com a aparência das coisas do que com a sua essência? Por que nos tornamos uma sociedade de tantas disputas? O que há nos nossos semelhantes que nos faz lutar tão ardentemente pela sua admiração? Ou melhor, o que há em nós que deseja tanto a aprovação e adoração dos homens?

Vivemos em um mundo hipócrita, em que a verdade é mascarada, escondida, rejeitada e onde tudo é feito para que os homens vejam, exatamente como os fariseus faziam. Vivemos em um mundo onde o importante não é ser, mas parecer. Em resposta a isso deixo as palavras de Jesus em Mateus 5:14-16 - "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

Se desejamos aprovar as coisas que Deus aprova e desaprovar as que Ele desaprova, que não toleremos a hiprocrisia no meio do povo de Deus, a começar em nós. Sonde o seu coração hoje, veja o quanto de falsidade ainda há nele e decida arrancá-la de lá. O Espírito certamente te ajudará.

Salmo 12 - Salva-nos, Senhor, pois não existe mais o piedoso; os fiéis desapareceram dentre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre. Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente, os que dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; os nossos lábios a nós nos pertecem; quem sobre nós é senhor? Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei agora, diz o Senhor; porei em segurança quem por ela suspira. As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes. Guarda-nos, ó Senhor; desta geração defende-nos para sempre. Os ímpios andam por toda parte, quando a vileza se exalta entre os filhos dos homens.

Salmo 15 - Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.