Mt. 13:16 - Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.
Nem sempre enxergamos ou ouvimos o que poderíamos enxergar ou ouvir. O simples fato de possuirmos olhos e ouvidos, por si só, não nos garante a percepção de todas as coisas, principalmente das realidades de Deus.
Existe uma realidade além daquela que se apresenta aos nossos olhos, e é com a ajuda do Espírito que conseguimos enxergá-la, se quisermos. Jesus deixou claro que o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus nos foi dado (Mt. 13:11), foi revelado livremente àqueles que desejarem. Embora esse conhecimento vá além do que percebemos com os nossos olhos e ouvidos naturais, ele não é algo inalcançável e distante, mas um conhecimento que se torna natural à medida em que caminhamos com o Espírito de Deus. Sem Ele não perceberemos o sobrenatural em uma palavra recebida ou a unção de Deus em um homem ordinário aos nossos olhos naturais. Não encontraremos as respostas que buscamos em Deus se nossos sentidos espirituais não estiverem mais aguçados do que nossa visão natural. Não perceberemos a voz suave do Espírito nos trazendo direção através das coisas naturais se tudo o que fizermos for enxergar por meio dos nossos olhos carnais. É através de uma percepção aguçada pelo Espírito que enxergamos a direção de Deus nas coisas que passariam por naturais e ordinárias.
Por vezes clamamos a Deus por direção e resposta, pois precisamos saber que caminho escolher e que decisão tomar. É principalmente em momentos como esses que precisamos estar atentos, pois Deus poderá nos falar de qualquer maneira. Através da nossa leitura da bíblia ou de um livro, de uma música que naturalmente começa a tocar em algum lugar que entramos, de uma frase que surge aleatoriamente na tela do nosso computador, de uma conversa que escutamos sem querer no nosso trabalho, ou mesmo em alguma mensagem na televisão. Muitas vezes ele nos dá um sonho ou sussurra palavras ao nosso coração. O certo é que a resposta é enviada, a direção é revelada às vezes de forma tão escancarada que é difícil não ver. No entanto, se não tivermos olhos que vêem e ouvidos que ouvem, perderemos o sobrenatural nas coisas ordinárias e não perceberemos o que Deus nos fala. Seguimos a vida guiados pelos nossos olhos naturais, fazendo aquilo que parece certo de acordo com o que julgamos melhor. E perdemos de desfrutar da orientação do nosso Criador nos momentos mais importantes da nossa vida.
Aqueles homens estavam tão acostumados a julgar pelo que viam que sequer reconheceram Jesus quando ele veio. Seus ouvidos estavam tão cheios dos seus próprios julgamentos e idéias que não conseguiram entender as palavras de Jesus quando ele lhes falava. Somente aqueles que buscaram em Deus ter olhos que enxergassem e ouvidos que ouvissem, puderam perceber e entender os mistérios que estavam sendo revelados diante de si.
Corações sensíveis perceberão. Olhos que estão constantemente voltados para a face de Deus, verão. E ouvidos que buscam ouvir sua voz em todo o tempo, ouvirão. Não deixemos que o ordinário ofusque o sobrenatural de Deus no nosso dia-a-dia. Que desejemos olhos para ver além do aparente e ouvidos para ouvir a voz de Deus em qualquer situação. Ficaremos extasiados ao perceber quão maravilhoso é distinguir aquilo que ele nos fala e nos mostra além dos nossos sentidos naturais.
Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’. Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’. Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. (Mateus 13:11-17)