sábado, 3 de setembro de 2011

Desafios


Hebreus 3:7,8 - Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provação, no dia da tentação no deserto

Este texto me desafia muito. Afinal, o que me ajudaria a não ser como aquele povo no deserto, que ouviu a voz de Deus e recebeu instruções da parte dele, mas não creu que Ele seria fiel para cumprir o que prometeu? O desafio era grande e às vezes Deus nos desafia da mesma forma. Deus os mandou entrar e conquistar uma terra de gigantes tão grandes que eles se sentiam pequenos como insetos. O medo que eles sentiram não era injustificado, tinha uma razão de ser. O problema é que eles pararam por aí, foram paralisados pela impossibilidade. Acharam que teriam que fazer tudo na força do seu braço quando Deus havia dito que lhes daria aquela terra. Eles limitaram o poder, a capacidade e a fidelidade de Deus em conduzi-los com sucesso naquele desafio. Ao medirem na força de seu braço a sua capacidade de vencer, eles desprezaram a presença de Deus, que os havia conduzido até ali por meio de tantos milagres. Por que agora seria diferente? Somente porque o desafio parecia maior?
Deus no mostra sua fidelidade através de uma série de desafios pequenos, para que tenhamos experiência nela e confiança na sua habilidade. Ele abre diversas portas menores para que possamos crer que Ele também abrirá as maiores quando o momento chegar. Ele nos dá experiências do seu caráter para que não duvidemos de suas intenções quando Ele nos propuser um novo desafio. Ele nos faz passar por tantos caminhos para que, quando o momento de enfrentar o desconhecido chegar, possamos nos lembrar e não endurecer nosso coração pela incredulidade.
Foi exatamente o que Davi sentiu quando chegou o momento de enfrentar o gigante. Ele já tinha experiência do poder e fidelidade de Deus quando precisou encarar o leão e o urso. Aquilo lhe deu a confiança que ele precisava quando se encontrou com Golias. Seria Deus menos fiel diante de um desafio maior? Seria menor o seu poder? Ou estaria Ele nos dando uma oportunidade de conhecer mais da sua grandeza? São desafios da fé. A fé precisa ser desafiada para crescer, e é importante que a fé sempre cresça para que possamos experimentar mais de Deus.
"Se ouvires a sua voz" - Deus nos fala e devemos estar atentos. Passos de fé só devem ser tomados com base numa palavra da parte de Deus, específica e direcionada a nós. Uma vez recebida a palavra, a atitude do nosso coração determinará o resultado. Se recebida com fé e acompanhada de ações de fé, se cumprirá; se com incredulidade, permaneceremos onde estamos e nada mudará. A escolha será nossa quando o momento chegar.