domingo, 31 de julho de 2011

Igreja

Ef. 1:22,23 - E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.


O que é a igreja e como eu me encaixo nela? Nascemos de novo, nos tornamos cristãos, temos uma nova vida em Cristo e passamos a fazer parte da Sua igreja quer freqüentemos uma denominação ou não. Igreja é o conjunto dos crentes, a coletividade daqueles que crêem. Faço parte dela e tenho contribuições a dar a ela ainda que não saiba. É como ter uma família natural, fazemos parte dela simplesmente porque nascemos nela. Com o tempo aprendemos qual o nosso papel e participação na família, como contribuímos para que ela cresça em união, amor e comunhão. Uma família é algo lindo, mas a igreja difere dela por não estar limitada a um grupo pequeno de pessoas, mas à totalidade dos que crêem em Cristo. É também uma família com objetivo de crescimento, o desejo de que mais e mais membros surjam, sejam adotados e façam parte dela. Sendo assim não limitamos a igreja de Deus a uma denominação. Muito embora seja bom e inevitável fazer fazer parte de um grupo pequeno e tê-lo como "minha igreja", não percamos de vista que a igreja do Senhor é bem maior do que o grupinho com que nos reunimos todos os domingos e que fomos chamados a fazer parte dela como um todo também.

Crucificação

Gl. 5:18,24,25 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscência. Se vivemos no Espírito, andemos também nos Espírito.


Aqueles que querem andar em Espírito e ser guiados pelo Espírito precisam aprender a crucificar sua carne. Matar a carne é algo que nos cabe, algo que nós precisamos fazer, Deus não o fará por nós. Não consigo pensar em uma crucificação literal, mas penso que a melhor maneira de matar a carne é sufocá-la, não alimentá-la. Algo que não recebe alimento acaba enfraquecendo e morrendo naturalmente. Por outro lado, quanto mais a alimentarmos, mais forte ela crescerá. Não matamos a concupiscência que existe em nossa carne se enchemos nossos olhos de cenas de sensualidade. Não sufocamos a cobiça que nos seduz se permitimos que os nossos olhos passeiem sem controle, checando aquilo que as vitrines e propagandas nos oferecem e que os nossos vizinhos tem.

Uma vida no Espírito é dirigida por Ele, com desejos e impulsos despertados por Ele e não pelo mundo e pelas pessoas ao nosso redor ou pelos desejos da nossa carne. Equilíbrio e sobriedade fazem parte da vida daqueles que aprendem a arte da crucificação.

Liberdade


Gl. 4:6,19,29 - E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Meus filhos, por quem de novo sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. Como porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora.


Deus nos chama para uma vida de adoração profunda, verdadeira e viva, e não mais para ritos religiosos mediante a guarda de mandamentos. Ele faz isso não nos dando Sua Palavra, mas enviando ao nosso coração o Espírito de Seu Filho, para nos conduzir à transformação em filhos de Deus, dirigidos pela Sua voz e motivados pelo Seu amor.

É preciso nos acostumarmos a essa nova forma de vida, pois um espírito de escravidão nos persegue e nos faz querer buscar a aprovação de Deus por meio de atos nossos. Quão importante é crescermos em confiança e aprendermos a seguir unicamente a voz do Espírito. Seremos tentados e perseguidos como os gálatas foram, mas é necessário prosseguir até que Cristo seja formado em nós, até que tenhamos Seus pensamentos e o mesmo relacionamento com o Pai que Ele tinha quando esteve na terra. Ele nos abriu o caminho para que fôssemos como Ele e para que, como Ele, tivéssemos acesso direto ao Pai pelo Espírito. Saberemos o que Ele espera de nós, seremos corrigidos e ensinados diretamente por Ele através do Espírito que Ele fez habitar em nós, e não através de leis e ordenanças. Existe uma vida de liberdade no Espírito onde não temos medo de errar ou tropeçar, pois os nossos passos são dirigidos por Ele. Esse é o grande trunfo da liberdade, ter acesso direto à Fonte e não mais necessitar de um aio para nos conduzir a Cristo (Gl. 3:24). Já estamos nele, que cresçamos nele até que a plenitude de Deus habite em nós e sejamos a imagem de Cristo.

Senhor, leva-nos a um lugar de descanso onde somente o som da Sua voz me conduza e me influencie.

Chamado


Gl. 1:15,16 - Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue.


Deus tem tempos determinados para colocar homens na história. Assim como um diretor de cinema, Ele dirige os atores em cada cena; a sua entrada e participação em cada momento do filme é definida por Ele. Paulo poderia ter sido chamado antes, mas o seu encontro com Cristo se deu apenas no momento em que aprouve a Deus, embora ele já fosse chamado desde o ventre. As experiências adquiridas até então, tudo o que ele aprendeu e viveu pôde ser usado eficazmente em seu ministério entre gentios e judeus.

Enquanto aguardamos o tempo do chamado de Deus para entrarmos em cena num cenário maior, que possamos servi-lo com todo o nosso zelo e entendimento. O próprio Deus irá proporcionar as experiências que precisamos e irá acrescentar o que nos falta para o seu serviço.

A segunda forte lição que eu tiro desse texto é o quão pouco significa a intermediação dos homens no plano de Deus. Muitos são ensinados e capacitados por mestres e professores de seminários e muitos recebem seu chamado e são colocados no ministério pelas mãos de pastores e líderes. Paulo não recebeu seu chamado de ninguém, mas diretamente de Deus. Também não foi colocado em nenhuma posição dentro de uma igreja local, mas foi enviado a pregar diretamente por Deus. A sua capacitação e preparação também não se deram através de homem algum, mas de Deus (Gl. 1:17).

Não desprezemos o valor daqueles que nos instruem, mas tenhamos firme em nosso coração de que Deus é o dono da obra, o diretor do filme e o roteirista! Que seja Ele o único a nos colocar em cena.


sábado, 23 de julho de 2011

Distrações


2 Co. 7:1 - Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.


Esse versículo me pegou hoje com toda a força. Estava mesmo precisando de um motivo para justificar uma nova consagração e este versículos traz todas a chaves.

"Aperfeiçoando a nossa santidade." Santidade é algo que precisa ser aperfeiçoado, construído, desenvolvido. Com o passar dos dias, dos tempos, precisamos crescer em nossa separação ao Senhor, purificando nossa carne e nosso espírito. Há coisas que nos poluem, quebram nossa santidade, nossa consagração, e, por conseqüência, nossa conexão com o Espírito. Precisamos identificar quais são essas coisas e tomar atitudes quanto a elas. O motivador dessa busca pelo aperfeiçoamento são as promessas dos versículos anteriores e as implicações delas: "Habitarei e andarei entre eles" (1Co. 6:16-18). Ter a presença de Deus habitando e andando conosco no nosso dia-a-dia é um privilégio que desfrutamos em medida cada vez maior e mais nítida quanto maior for a nossa consagração e separação das coisas que nos poluem e distraem. Não me refiro somente a pecados, mas também a coisas simples e temporárias desse mundo que acabam ocupando um bom espaço em nossa mente. Seria irresponsável enumerá-las aqui, pois elas variam de pessoa para pessoa, mas eu pessoalmente me perco muito facilmente em filmes, vaidades e passatempos.

Como cristãos estamos deixando de desfrutar dos privilégios da presença do Espírito em nós. Ele veio para nos ajudar em todos os aspectos dessa vida e de forma tão abundante que ainda tenhamos ajuda para dar aos que nos cercam. Ele veio nos revestir de poder de maneira que possamos operar nos dons do Espírito e manifestar a presença de Deus no nosso mundo. Ele também veio para nos guiar a toda a verdade e nos conduzir a decisões sábias. Quão preciosa é a presença santa do Espírito de Deus!

Precisamos crescer na consciência dessa presença para desfrutarmos dos tremendos benefícios dela, não só para nós mesmos, mas para o mundo ao nosso redor. Mas isso só acontecerá quando nos livrarmos cada vez mais daquilo que nos distrai e crescermos em santidade. Afinal, sem santidade (separação) ninguém verá o Senhor (nesse mundo hoje).

Mudanças


Olá a todos os que lêem e os que ainda não lêem este blog! É sempre uma frustração me lembrar que não tenho escrito nada quando tanto poderia estar sendo compartilhado aqui. Resolvi, então, fazer uma pequena mudança e começar a compartilhar no blog as minhas meditações diárias na esperança de tornar minhas postagens mais frequentes e dividir pensamentos com alguém. Imagino que os textos não serão tão coerentes porque estão escritos para mim mesma, mas vamos ver. Eles surgirão de meditações diárias em um capítulo da bíblia, por isso sugiro que você leia o capítulo inteiro de onde o texto se baseia.
Aguardarei comentários, eles sempre incentivam!
Um abraço a todos e que Deus nos abençoe!