sábado, 30 de janeiro de 2010

"Quem te fez saber que estavas nu?"

"Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo" (Êxodo 3:10-12)

Pessoas machucam e ferem. Somos extremamente marcados pelas palavras que ouvimos ao longo das nossas vidas. "Você não pode, seu cabelo é feio, você é burro, seu nariz é torto" ou então: "Você é egoísta, egocêntrico, gosta de aparecer, chamar a atenção, só pensa em você, preguiçoso, nunca vai ser nada na vida", e tantos outros defeitos e impossibilidades diversas que insistem em nos colocar. Incrível é perceber, mesmo em nossa vida adulta, como essas palavras nos marcaram, moldaram nosso caráter e se tornaram parte de nós. Em algum momento começamos a acreditar nelas e nos tornamos limitados por elas.

Quando o chamado de Deus finalmente chegou a Moisés, de repente todas aquelas palavras afloraram dentro dele: "Ah, Senhor, eu não posso! Sempre tive dificuldade pra falar, as pessoas nunca gostaram de me ouvir, sempre me disseram que eu não sou eloqüente. Quem sou eu agora pra me levantar em Teu nome e me dirigir a elas? Elas vão rir de mim como sempre riram. Não me levarão a sério e não me ouvirão. Manda a pessoa certa, Senhor, eu não. Manda aquele pastor que prega tão bem, ou aquele irmão que ora como ninguém. Manda outro, Senhor."

De onde será que surgiram todas as inseguranças de Moisés? Por que ele tinha essa imagem de si mesmo? Será que ele realmente era pesado de boca e não sabia falar? Por que Deus chamaria um homem tão incapacitado quanto ele acreditava que era?

E quanto a nós? Acaso não agimos como Moisés? Não poderia contar quantas vezes nos sentimos incapacitados, mesmo indignos, quando o chamado de Deus chega, ou quando o mero pensamento dele vem à nossa mente. "Eu?", dizemos, "Quem sou eu pra me levantar em frente à igreja e pregar? Quem sou eu pra me dirigir a um grupo e ensinar? Quem sou eu pra orar por alguém ou evangelizar um povo? Não sei falar, não tenho entendimento, não sei orar! Não estou preparado, não posso! Deus enviará as pessoas certas, eu não." Você já se sentiu assim?

Esses dias fiquei pensando de onde viriam esses sentimentos de incapacidade e inadequação. Pensamos mal de nós mesmos, enxergamos limitações, ou ainda quando pensamos que podemos, que temos capacidade, duvidamos da motivação do nosso coração, achamos que nossos motivos não são puros, que não temos um coração correto, que queremos sobressair. São tantas as condenações que acabamos por enterrar nossos talentos. Mas uma Palavra de Deus me abriu os olhos essa semana e me trouxe uma libertação sem tamanho.

Quando Adão pecou no Éden e caiu, ele tirou os olhos de Deus e olhou para si mesmo, e a primeira coisa que ele começou a enxergar foram seus defeitos. De repente se deu conta que estava nu, e isso o incomodou de tal forma que ele já não queria aparecer diante de Deus. Tudo o que ele queria era se esconder, esconder suas imperfeições e defeitos.

"Quem te fez saber que estavas nu?", foi a resposta de Deus em Gênesis 3:11. Em outras palavras: Quem te falou que havia algo de errado em você? Quem fez isso com você?

Da mesma forma Deus se dirige a nós hoje: Quem te falou que havia algo de errado em você? Quem colocou tantos defeitos em você? Quem te falou que você era inadequado? Quem te disse que você não prestava? Quem te falou que você não podia? Quem colocou essas coisas na sua cabeça?

Quando o chamado de Deus finalmente chegar nas nossas vidas, que essas palavras nos encoragem! Moisés teve muita dificuldade em aceitar tão grande missão da parte do Senhor, e penso que muitos de nós também ficaríamos balançados e temerosos. Libertar milhões de pessoas da escravidão? Enfrentar o líder mais poderoso do mundo? Já pensou se esse for o chamado de Deus pra você?

Mas então Deus surpreende Moisés com uma promessa que até hoje ecoa em meu espírito e me faz ter vontade de voar e aceitar qualquer chamado do Senhor: "Eu serei contigo!"

Deus será comigo! Que pensamento encorajador! Quem se recusaria ao chamado do Senhor uma vez feita essa promessa?

Deus nunca nos enviará sem a Sua presença seja pra onde for. A promessa da presença do Senhor em meio ao deserto para nos dar sombra, na secura para ser nossa água, na dificuldade para ser nosso socorro e nos tirar da angústia, deve ser tudo o que precisamos para passar por cima de qualquer dificuldade que insiste em querer nos fazer acreditar que não podemos, que será difícil demais, que não conseguiremos.

"Eu serei contigo!" O que é impossível quando o Criador do universo está conosco? O que pode ser difícil quando Sua presença nos acompanha de perto? Poderiam nossas dificuldades prevalecer? A presença de Deus está conosco! Ainda que em nós falte a capacidade e a eloquência, quem se ocuparia em olhar para isso quando a presença do Todo Poderoso está conosco? Somente quando olhamos para nós mesmos, como fez Adão, enxergamos dificuldades e defeitos. Mas se erguermos os olhos e enxergarmos Aquele que está conosco, como pensar em impossibilidades? Como pensar em limitações? Não há limites ou defeitos em Deus e nem naquele que se atreve a andar com Ele e crer que a Sua presença o acompanha.

"Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimará, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2)

"Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? (Gênesis 18:14)